sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014


 
Prática correta.


 Qual é a prática correta para nós, como praticantes do Budismo de Nichiren Daishonin nos tempos modernos? É propagar a Lei Mística. Nichiren Daishonin repetidamente enfatizou que a grande propagação do Budismo de Nichiren Daishonin é a prática adequada para os Últimos Dias da Lei. Para obter os resultados que você está orando, é crucial fazer determinados esforços. Os esforços com um só objetivo para esse objetivo. Esse é o verdadeiro caminho de manifestar a ...fé na vida diária. Aqueles de vocês que proceda ao longo deste do trajeto dia após dia, ano após ano, vai desenvolver-se sem falhar - como mudas crescem em árvores poderosas -. Nas pessoas de força excepcional e de caráter, como o tempo passa O Budismo de Nichiren Daishonin expõe que Buda é inerente e eterno dentro de nossas próprias vidas e que, portanto, a Terra de Eternamente Luz tranquilo existe sempre onde estamos agora.

 Dr. Daisaku Ikeda. Setembro de 2013.
 
     Eiichi Sago.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

"O caminho do meio"

 

Durante seis anos, Siddhartha e os seus seguidores viveram em silêncio e nunca sairam da floresta.

Para beber, tinham a chuva, como comida, comiam um grão de arroz ou um caldo de musgo,ou as fezes de um pássaro que passasse. Estavam tentando dominar o sofrimento tornando as suas mentes tão fortes que se esquecessem dos seus corpos.

Então... um dia, Siddhartha escutou um velho músico, num barco que passava, falando para o seu aluno...
"Se apertares esta corda demais, ela arrebenta;
e se a deixares solta demais, ela não toca."












De repente, Siddhartha percebeu de que estas palavras simples continham uma grande verdade, e que durante todos estes anos ele tinha seguido o caminho errado.

Se apertares esta corda demais, ela arrebenta; e se a deixares solta demais, ela não toca.

Uma aldeã ofereceu a Siddhartha a sua taça de arroz.

E pela primeira vez em anos, ele provou uma alimentação apropriada.

Mas quando os ascetas viram o seu mestre banhar-se e comer como uma pessoa comum, sentiram-se traídos, como se Siddhartha tivesse desistido da grande procura pela iluminação.

(Siddhartha os chamou)

- Venham...
- e comam comigo.

Os ascetas responderam:
- Traíste os teus votos, Siddhartha. Desistiu da procura. Não podemos continuar a te seguir. Não podemos continuar a aprender contigo.
e foram se retirando, Siddharta disse:
- Aprender é mudar.

- O caminho para a iluminação está no Caminho do Meio.

- É a linha entre todos os extremos opostos.

O Caminho do Meio foi a grande verdade que Siddhartha descobriu, o caminho que ensinaria ao mundo.
 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Postal


SOBRE COMO ATINGIR O ESTADO DE BUDA NESTA EXISTENCIA




Este deve ser o propósito principal de todo praticante budista
.

Obj: Livrar-se de todos os sofrimentos do nascimento e da morte por toda a existência, nesta existência.

 Para que isto aconteça devemos:

 Despertar para a verdade mística que sempre existiu inerente em todos os seres vivos. (Myoho-Rengue-Kyo)

 Porque é chamada de Lei Mística?

 Porque revela o princípio da relação mútua e inclusiva de um único momento da vida e de todos os fenômenos. (Lei de Causa e Efeito)

 Se não despertar para sua própria natureza (de Buda), não conseguirá erradicar as grandes ofensas de sua vida.

 Como podemos erradicar estas ofensas?

 Somente com a prática diária de Gongyo e Daimoku.

Todos nós possuímos o potencial para atingir o Estado de Buda e podemos chegar a esta elevada condição exatamente como somos. O importante é que isto esta assegurado no transcorrer desta existência.

 Nesta presente existência em que nascemos como seres humanos representa uma oportunidade inestimável para assegurar que nossa vida deixe de transmigrar pelos maus caminhos e siga pelos caminhos do bem.

Se não mudarmos interiormente não poderemos atingir o Estado de Buda.

Advertência: Se buscarmos a Lei Mística fora de nós mesmos, por mais Daimoku que recitemos, não poderemos atingir o Estado de Buda.

No Budismo de Nitiren Daishonin atingir o Estado de Buda não é embarcar numa jornada inconcebivelmente longa para tornar-se um ser divino que irradia luz.

É realizar uma transformação profunda em nosso próprio ser.

Em outras palavras, não é uma questão de praticar para escalar o ponto mais alto da iluminação em algum momento no futuro distante.

Esta escrito trata-se de uma luta interior constante, que se realiza a cada momento, entre duas tendências opostas; Revelar nossa natureza do Dharma inerente, ou deixar que nossa ilusão e escuridão fundamental nos governem.

 Esse empenho incessante pelo aprimoramento de nossas vidas constitui a essência, o coração da prática Budista.

Significado de Atingir o Estado de Buda de maneira individual?

 É a pratica sólida e segura por toda a existência.

 Significado de Atingir o Estado de Buda de maneira coletiva?

 É abrir caminho para transformar o destino das pessoas.