CARTA A NIIKE.
(Niike Gosho – Páginas 1439 a 1444)
O ovo de um pássaro não contém senão líquido, mas dele se desenvolve um bico, dois olhos e todas as partes que formam um pássaro, e pode voar pelos céus. Nós também somos como o ovo, ignorantes e vis, mas, quando nutridos pela recitação do Nam-myoho-rengue-kyo, desenvolvemos o bico das trinta e duas feições do Buda e as penas das suas oitenta características e ficamos livres para voar nos céus da realidade última. O Sutra do Nirvana16 afirma que todas as pessoas estão envolvidas pela casca da ignorância, faltando-lhe o bico da sabedoria. O Buda volta a este mundo, tal como o pássaro-mãe retoma ao seu ninho e quebra a casca para que todas as pessoas, como aqueles filhotes, possam deixar seu ninho e voar nos céus da iluminação.
De Buda, nós não temos nada, assim como, ovo não parece nada de pássaro. Entretanto, ovo tem tudo para tornar pássaro. Temos que crescer, crescer sair voando no céu ilimitado de felicidades.
"Conhecimento sem fé” é uma descrição daqueles que podem ser versados no Sutra de Lótus, mas não crêem nele. Essas pessoas jamais atingirão o Estado de Buda. Aqueles que tem "fé sem conhecimento" podem estar privados do conhecimento, mas eles crêem, e podem atingir o Estado de Buda. Estas palavras não são meramente minhas, mas estão explicitamente afirmadas no sutra. No segundo volume do Sutra de Lótus, o Buda disse a Shariputra17: "É através da fé e não da sua própria inteligência que o senhor poderá atingir a iluminação”.18 Isso explica por que mesmo Shariputra, insuperável em sua inteligência somente pôde atingir o Estado de Buda abraçando e crendo firmemente no sutra. Somente o conhecimento não o podia levar à iluminação. Se Shariputra não poderia atingir a iluminação através do seu vasto conhecimento, como nós de reduzido conhecimento, ousaríamos sonhar em atingir o Estado de Buda sem ter fé?
Esta é a nossa chance, podemos não ter tanto conhecimento, mas, se a gente quiser podemos ter fé genuíno. Como podemos ter fé ? Praticando e observando as comprovações.
O sutra explica que as pessoas nos Últimos Dias da Lei serão arrogantes embora seus conhecimentos do Budismo sejam superficiais, e
mostrarão desrespeito aos sacerdotes, negligenciarão a Lei, e assim cairão nos maus caminhos.
Exatamente, isso que acontece aqui e agora.
Se o indivíduo realmente compreende o Budismo, ele deveria demonstrá-lo em seu respeito ao sacerdote, reverência à Lei e oferecimentos ao Buda. O Buda Sakyamuni não está agora entre nós, e assim o senhor deverá respeitar a pessoa de sabedoria iluminada como se fosse o próprio Buda. Se o seguir com sinceridade, os seus benefícios serão abundantes. Se o indivíduo almeja a felicidade na próxima existência, deverá renunciar ao seu desejo pela fama e fortuna e respeitar o sacerdote que ensina o Sutra de Lótus como um Buda vivo, não importando quão humilde seja a posição desse sacerdote. Assim está escrito no sutra.
Sacerdote é dirigente e veterano que orienta corretamente, cuida dos membros Ikeda sensei por exemplo.
A seita Zen viola atualmente os cinco grandes princípios da humanidade - benevolência retidão, honradez, sabedoria e fé. Honrar a sabedoria e a virtuosidade, respeitar os mais velhos e proteger os jovens, são condutas humanas universalmente reconhecidas tanto no budismo como nos domínios seculares. Mas os reverendos da Zen, que não são nada mais que uma plebe(última classe) mal-educada, não são nem mesmo inteligentes o suficiente para distinguir o preto do branco. Eles vestiram agora pomposas vestimentas sacerdotais e tornaram-se tão presunçosos que menosprezam os bonzos eruditos e virtuosos das seitas Tendai e Shingon. Eles não observam nenhuma das maneiras apropriadas e pensam que estão numa posição maior do que os outros. Essas pessoas são tão insolentes que mesmo os animais são mais respeitáveis.
A seita Zen está errada no sua doutrina, além disso, Daishonin critíca os comportamentos e condutas dos seus bonzos. Nós, membros da Soka Gakkai temos maior e melhor filosofia do mundo. Entretanto, se os comportamentos e condutas dos dirigentes, veteranos e membros, não forem corretos e exemplares, deveriam ser fortemente criticados e punidos.
Considerando isso, o Grande Mestre Dengyo escreveu que a lontra mostra seu respeito oferecendo o peixe que apanhou, o corvo na floresta carrega alimento para seus pais e avós, a pomba toma o cuidado de pousar três ramos abaixo do de seu pai, os gansos selvagens mantêm uma perfeita formação quando voam e os cordeiros ajoelham-se para beber o leite de sua mãe. Ele pergunta que se os animais inferiores conduzem-se com tal
respeito, como os seres humanos podem faltar em cortesia? Julgando das palavras de Dengyo, é natural que os bonzos da Zen possam estar confusos sobre o Budismo uma vez que ignoram até mesmo como os homens devem se comportar. Eles estão agindo como demônios
Dengyo até registrou os bichos que superaram os humanos nos seus comportamentos, Se os comportamentos não condizem do que pratica, para que da prática ?
Entenda claramente o que eu ensinei ao senhor aqui e pratique sem negligência todos os ensinos dos oito volumes e vinte e oito capítulos do Sutra de Lótus. Quando o senhor ansiar por me ver, ore para o sol e ao mesmo tempo minha imagem se refletirá nele. Faça o reverendo que é meu mensageiro ler esta mensagem para o senhor. Confie nele como um reverendo com uma sabedoria iluminada e pergunte-lhe quaisquer questões que o senhor possa ter sobre o Budismo. Se o senhor não perguntar e resolver suas dúvidas, não poderá dispersar as nuvens negras de ilusão e será como tentar viajar mil milhas sem as pernas. Deixe meu mensageiro ler esta carta uma vez e mais uma vez e pergunte-lhe quaisquer questões que desejar. Na expectativa de vê-lo novamente, eu concluo aqui. Respeitosamente, Nitiren Após concluir várias orientações, Daishonin demonstra muitas preocupações para que o endereçado, Sr. Niike entenda e coloque em prática, se não tem mais outras dúvidas ? 4 vezes de indagação ! Este é o comportamento do Buda Original. Sentimos muita felicidade de possamos praticar sob um olhar tão carinhoso do Nitiren Daishonin
Janeiro de 2013. Eiichi Sago.
Matéria comentada pelo Srº Sago, sobre o Gosho Carta a Niiike
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