terça-feira, 11 de março de 2014

O Budismo de Nitiren Daishonin

 
O Budismo de Nitiren Daishonin fundamenta-se na afirmação
 de que todas as pessoas têm o potencial de atingir a iluminação.
 Esta idéia é a epítome do Budismo Mahayana, uma das duas
 principais divisões do Budismo.
 Surgiu na Índia após a morte de Sakyamuni, através de um
 movimento de popularização dos ensinos do Buda.
 Seus discípulos não se isolaram da sociedade como alguns grupos
 budistas anteriores. Ao invés disso, lutaram para a propagação
 em meio ao povo e para auxiliar as outras pessoas
 no caminho da iluminação. Portanto, Mahayana
é caracterizado pelo espírito de benevolência e altruísmo.
 O Budismo Mahayana foi introduzido na China, onde deu origem
 a várias seitas. Uma das mais importantes foi fundada por
 Tientai (538- 597), conhecida como seita Tendai.
 Esta ensina que o Sutra de Lótus é o mais alto de todos os sutras
 Mahayana e que todas as coisas, tanto animadas como
 inanimadas, possuem um potencial dormente para a
 iluminação. Esta doutrina resultou na teoria conhecida como
 "Itinen Sanzen". As doutrinas da seita Tendai foram
 mais tarde desenvolvidas e sistematizadas por
 Miao-lo (711-782), o nono chefe religioso da seita.
 O Budismo de Tientai foi introduzido no Japão no Século IX
 por Dengyo Daishi que havia estudado sua doutrinas na China.
 Mais tarde, no século XIII, Nitiren Daishonin estudou no Monte
Hiei. o centro da seita Tendai no Japão, e veio a entender
 que o Sutra de Lótus constitui a essência de todo o Budismo.
 Logo depois, começou a pregar o conteúdo do que havia descoberto.
 De acordo com seu ensinamento, as funções de todo o universo
 estão sujeitas a um único princípio ou lei.
 Através da compreensão desta lei, a pessoa é capaz de libertar
 o potencial oculto de sua própria vida e atingir a harmonia perfeita
 com o seu ambiente.   Nitiren Daishonin definiu a lei universal como
 Nam-myoho-rengue-kyo, uma fórmula que representa
 o fundamento do Sutra de Lótus e é conhecida como Daimoku.
 Além disso, ele deu concreção à lei, inscrevendo-a num
  pergaminho - Gohonzon - para que as pessoas pudessem colocar
 a essência da sabedoria budista em prática e desta forma
 atingir a iluminação. No tratado intitulado
 "O Verdadeiro Objeto de Adoração", ele concluiu que crendo
 e orando Nam-myoho-rengue-kyo ao Gohonzon,
 que é a cristalização da lei universal, revelar-se-á a
 natureza de Buda inerente em todos os indivíduos.  
Todos os fenômenos estão sob a infalível
 lei de causa e efeito. Conseqüentemente,
 o estado de vida de um ser - seu destino, em outras
palavras é a consequência de todas as causas prévias.
 Através da oração do Nam-myoho-rengue-kyo, a pessoa
 está criando a causa suprema, que pode compensar os efeitos
 negativos do passado.  A iluminação não é mística nem transcendental
 como muitos supõem. Antes, é uma condição de máxima
 sabedoria, vitalidade e boa sorte, na qual o indivíduo
 pode moldar o seu próprio destino, encontrando plenitude
 nas atividades diárias e entendendo a missão de sua vida.
Texto retirados do livro "As escrituras de Nitiren Daishonin"
págs. 37 e 38 - Editora Brasil Seikyo

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